quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Remessa de dinheiro

Existem duas formas seguras de enviar dinheiro do exterior para o Brasil, pela MoneyGram e Western Union.



Na MoneyGram você precisa:

-Se dirigir até um agente da empresa com um documento de identificação (há um link no site para descobrir onde há um em qualquer parte do mundo)

-Preencher um pequeno formulário e entregar a quantia a ser enviada. Se quiser você pode enviar uma frase com até 10 palavras gratuitamente para a pessoa que irá receber o dinheiro no seu país.

-O agente te entregará um número de referência. Então você fornece este número para a pessoa que deverá sacar o dinheiro no Brasil.

-Com este número e um documento de identificação a pessoa deve dirigir-se até uma agência do Itaú, preencher um pequeno formulário, e então receberá o dinheiro enviado, em geral receberá na moeda local

Maiores informações no site da MoneyGram

O processo de envio pela Western Union é bem parecido, mas para retirar o dinheiro é no Banco do Brasil, ou em alguns outros postos autorizados. Todos estão relacionados no site.

Maiores informações no site da Western Union.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vídeo do Navio Voyager em tempestade



O navio balançou muito mas não afundou... Atualmente os navios estão muito mais seguros e conseguem aguentar fortes tempestades...Além do que demoram muito para afundar, devido as novas tecnologias desenvolvidas. Este tempo é suficiente para que toda a tripulação e passageiros saiam do navio com os botes de salvamento em segurança. Pelo menos é isso o que me falaram durante o curso STCW, espero que seja verdade..rs(lol)

Espero não encontrar muitas tempestades pelos mares em que o Costa Victoria passará!!!

Vídeo de tempestade em Punta del Leste




Esse pessoal passou um sufoco aff!!!
Se alguém tiver um caso parecido para contar me envie um email contando o fato, ou se tiver um vídeo é só falar que eu publico aqui.

Valeu!!

Lista de viagem


Este será meu primeiro embarque e como todo marinheiro de 1ª viagem eu tenho milhares de dúvidas. Por isso pedi dicas para tripulantes ex-tripulantes, e uma das melhores dicas foi fazer um check list de viagem com o que se deve providenciar para a viagem.

Isso é algo pessoal, que vai variar MUITO de pessoa para pessoa. Com ela você terá uma base do que falta comprar, eliminar excessos, pesquisar o preço de itens a serem comprados etc.

As cabines de tripulantes são minúsculas, por isso tente se policiar na hora de fazer a mala porque o espaço será dividido entre você e no mínimo mais uma pessoa. Há cabines que têm um espaço embaixo da beliche suficiente para duas malas grandes, uma sua e outra da sua cabinmate. Mas outras nem têm este espaço, neste caso é recomendável levar aquelas malas dobráveis com rodinhas.

Ah, lembre-se que quando viajamos para o exterior sempre compramos lembrancinhas, roupas, eletronicos....por isso não leve muitas roupas, porque é grande a chance de você voltar com a mala cheia. Aliás, muitos tripulantes disseram gastar dinheiro comprando mais uma mala, então até vale já levar uma dobrável e vazia no fundo da mala para economizar.

Roupas de cama, travesseiro e toalha são fornecidos pela Companhia, mas alguns tripulantes me disseram que eles levaram suas próprias toalhas e a lavavam junto com suas roupas pessoais. Usando os itens da Cia, toda semana você tem o seu enxoval trocado, mas se você levar sua própria toalha ou outro item, é sua a responsabilidade pela lavagem do mesmo.

Leve cadeados para trancar o seu armário e gavetas, pois você nunca conhece completamente quem é o seu cabinmate, e além disso existem outros funcionários que são autorizados a entrar na cabine.

Lembre-se que é possível comprar itens de higiene pessoal e outros nos Portos, por isso leve o suficiente para utilizar nos primeiros 20 dias, já que provavelmene você não terá tempo de descer do navio devido aos treinamentos que têm no início, e a sua adaptação a rotina do trabalho e horários.

E o tipo de roupa que você deve levar varia de acordo com o roteiro que o navio irá fazer. Tem navio que vai pro Alasca, outros para o Caribe, por isso verifique o roteiro para não ser pego desprevenido. Não se esqueça que a maior parte do tempo você estará de uniforme, e precisará de roupas pessoais quando descer nos Portos, ir no crew bar ou visitar colegas em outras cabines. Aliás até para ir no crew bar você poderá ir de uniforme.....

Não exagere nos itens roupas, primeiro porque você está indo a trabalho, e também não há tanto espaço na cabine para estocar seus pertences.

Abaixo vou colocar parte do meu check list, os itens principais... Ele foi elaborado com a colaboração de colegas que já trabalharam como cabin stewardess pela Costa (já que é nesta função que eu vou), e por tripulantes de outras áreas e Cias também.

-varalzinho de roupa íntima
-despertador
-palmilha de silicone
-sapato preto confortável e anti derrapante para o trabalho
-meias kendal
-meia-calça preta fio 40 ou mais (levar várias)
-meia-calça cor da pele fio 40 ou mais (levar várias)
-maquiagem completa
-prendedores de cabelo, tic tac, presilhas
-guarda-chuva
-xampú, condicionador, creme dental, escova de dente, fio dental, desodorante...
-... e a lista continua, mas cada um completa de acordo com sua necessidade


Fuso horário

Para aqueles tripulantes que vão trabalhar em outros continentes é interessante saber, ou ter uma noção, de quantas horas de diferença há entre seu país de origem e o(s) país(es) em que o navio passará.
Com isso você poderá se programar melhor com sua família e amigos,para saber qual será o horário ideal para telefonar ou se conectar no MSN por exemplo.
Esta relação possui as diferenças de horário em relação à hora de Brasília.

Diferença de horário // País(Cidade)

+5_____África do Sul (Cidade do Cabo)
+4_____________Alemanha (Berlin)
0_________Argentina (Buenos Aires)
+12,30___________Austrália (Sidney)
-2 _____________Canadá (Montreal)
-1________________Chile (Santiago)
+11_______________China (Pequim)
-2________________Cuba (Havana)
+4_________Dinamarca (Copenhague)
+6__________________Egito (Cairo)
+7_______Emirados Árabes (Abu Dabi)
+4______________Espanha (Madrid)
-2______Estados Unidos (Washington)
-4___________Estados Unidos (Havaí)
+11______________Filipinas (Manila)
+5____________Finlândia( Helsinque)
+4_________________França (Paris)
+5________________Grécia (Atenas)
+4_____________Holanda (Amsterdã)
+8,30____________Índia (Nova Délhi)
+4__________________Itália (Roma)
+12________________Japão (Tóquio)
+3_______________Marrocos (Rabat)
-3_________México (Cidade do México)
+4_________________Noruega (Oslo)
-2_______________Panamá (Panamá)
-1_____________Porto Rico (San Juan)
+3________________Portugal (Lisboa)
+3____________Reino Unido (Londres)
-1__República Dominicana (São Domingos)
+4_______________Suécia (Estocolmo)
+4__________________Tunísia (Tunis)
+6________________Turquia (Ancara)

Para saber o fuso horário em tempo real tá aí a dica de um site interessante. http://www.contatoturismo.com.br/contato/fusohorario.html

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cuidado com os pés

O fato de trabalhar 12 horas ou mais todos os dias, durante vários meses, requer que os tripulantes tenham cuidados especiais com a saúde e o corpo.

O desgaste físico e mental, o estresse, a má alimentação, as noites mal dormidas... enfim, tudo isso faz com que os tripulantes fiquem mais sucetíveis a doenças...

O pé é uma das partes que mais sofre... pois sustenta o corpo durante todo o dia e fica abafado dentro de um sapato, sem o menor conforto...Calos, bolhas, rachaduras fazem parte do cotidiano do tripulantes.

A foto abaixo é do pé de uma tripulante que trabalhou como Cabin Stewardess


Para evitar este e outros problemas com os pés, perguntei para alguns tripulantes quais os conselhos que eles dão para os novatos. Lembrando que em algumas funções, ou dependendo da Cia é preciso usar o Safety shoes fornecido por eles.

-Sapato ortopédico e de preferência com solado anti-derrapante

Ele te oferece segurança e conforto para os pés. Mas você pode comprar um outro sapato que não seja ortopédico, e usar uma palmilha de silicone. Ela amortece o impacto do seu corpo contra o chão, deixando uma sensação de conforto.v

-Talco para os pés

Mesmo para aqueles que não têm chulé, pois você usará o sapato todos os dias, por muito tempo, e é natural os pés transpirarem um pouco. E enquanto você dorme não terá como colocá-lo na varanda para tomar um ar fresco. Ele ficará dentro da cabine com você, fechado e sem ventilação

-Meia soquete

Depende muito do uniforme, mas para aquelas pessoas que usam meia-calça para trabalhar é interessante usar uma meia soquete de algodão para absorver o suor e amenizar o atrito com os sapatos.


E sem dúvida usar um bom creme hidratante. Além de usar um sapato com pelo menos um número maior do que o que você usa, pois com certeza o pé vai ficar inchado mais cedo ou mais tarde...c
Ah.. não se esqueçam de cuidar bem das unhas. Ficar com uma unha encravada pode se tornar um sério problema a bordo.

Um agradecimento em especial a Ava que me cedeu a foto do pé que coloquei neste post.

Fonte da foto da meia soquete: http://www.lojablunt.com.br/loja/images/me-107-soq-skate.jpg

Se alguém tiver mais sugestões é só enviar. Todos nós (futuros tripulantes) agradeceremos...




.

Navios Costa via satélite



http://www.costacruise.com/B2C/USA/WebCam/webcam.htm

Este site mostra o posicionamento via satélite dos navios costa. Ele é atualizado constantemente. Vale a pena dar uma olhada para saber por onde andam os navios.

E é só clicar no navio que você quiser e para visualizar a webcam instalada nele, e ver imagens ao vivo.

domingo, 6 de setembro de 2009

Vagas abertas no RS para trabalhar em cruzeiro

Olha aí a oportunidade para o pessoal da região Sul do país.

Saiu no jornal Zero Hora que o Sine Porto Alegre tem 1000 vagas abertas para trabalhar em cruzeiros. As vagas são para camareiros, cozinheiros, bar, restaurante e limpeza. Candidatos precisam ter de 18 anos a 35 anos, e para funções de limpeza e cozinha o inglês básico serve.
As vagas são para a Costa Crociere, e os aprovados terão que ir para Santos participar por uma semana do curso da Costa. O curso é gratuito e a empresa arca com as despesas de hospedagem e café da manhã no hotel. Lembrando que no curso são oferecidos dois coffee breaks também.

A seleção é agora no mês de setembro.

Saiu minha data!!!!



Após 5 meses esperando...desde a primeira entrevista em abril......ela chegou...Embarco dia 24/10/09 no Costa Victória.

Estou super feliz e ansiosa ao mesmo tempo. Sei que a vida a bordo não será fácil, é muito trabalho, pouco tempo de descanso, viver longe da família e amigos..... Mas sei que esta experiência me trará muitos frutos, e a oportunidade de fazer uma carreira a bordo.

Sou formada em Gestão Hoteleira, e com a expansão dos cruzeiros marítimos vejo uma grande oportunidade de colocar os ensinamentos acadêmicos em prática.

Bom, até lá vou postando informações e curiosidades sobre a vida de tripulante. E aproveito para agradecer a todos que têm me dado apoio nesta minha nova empreitada.

Agradeço também a todos os leitores deste blog pelos comentários e elogios, com o apoio de vocês eu me sinto muito mais estimulada a escrever por aqui. Fico feliz que pessoas de outros países também leiam o blog, além de me enviar emails com dúvidas e elogios.

E continuem a vontade para fazer os comentários e escrever para o meu email.

Muito obrigada e sucesso a todos!!!
Fonte da foto no link:

http://www.softtravel.com.br/novo/Files/pacotes/costa_victoria.jpg

sábado, 5 de setembro de 2009

Validade de documentos e vacinas

Para se trabalhar a bordo é preciso providenciar vários exames médicos, documentos e tomar algumas vacinas. No primeiro contrato o tripulante investe muito tempo e dinheiro para conseguir tudo o que precisa para viajar. Está listado abaixo alguns documentos e vacinas com seus respectivos prazo de validade.

Passaporte: 5 anos

STCW: 5 anos

Vacina de febre amarela: 10 anos

Vacina de febre tifóide: 3 anos

Existem exames médicos que são válidos por 1 ou 2 anos em algumas Cias. Então é possível que no segundo contrato você não precise refazer todos os procedimentos médicos.
E para viajar é preciso estar com tudo dentro do prazo de validade até o fim de seu contrato. Por isso se o passaporte estiver por vencer será preciso tirar outro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curso Costa

Ready for Excellence Programme é o nome do curso ministrado pela Costa para todos os futuros tripulantes da Cia. O Professor é um ex-tripulante da Costa que hoje em dia trabalha para a Cia, mas em terra firme dando aulas no Costa Preparatory Campus.

O curso dura uma semana, é gratuito, e tanto as aulas como o material são em inglês. Todos os dias no final da aula o professor distribui para todos folhas com o conteúdo dado no dia. É muito conteúdo, por isso é importante dar uma estudada quando chegar no hotel para não acumular muita matéria. É importante também levar caneta e papel para fazer anotações durante as aulas.

São dadas quatro provas para verificar a assimilação do conteúdo pelos alunos. Três são sobre um assunto específico, e a última contendo toda a matéria dada. Não são provas difíceis, basta prestar bastante atenção nas aulas, dar uma lida na apostila, e se tiver dúvidas pergunte ao Professor, não vá com dúvidas para casa.

Este curso é muito interessante e produtivo, e o Professor Renato é super dinâmico e atencioso. Com certeza quem ainda não conhece a Cia Costa, sua política e seus valores, ficará impressionado de saber como a empresa trabalha e trata seus funcionários e o meio ambiente. E terá orgulho em dizer que é funcionário da Costa Crociere, com inúmeros motivos para explicar o porquê.

Lembre-se que além de tirar boas notas nas provas, características como pontualidade e comportamento contam muito na avaliação feita pelo Professor.

Voluntariado

Atualmente as datas de embarque estão demorando muito a chegar. Muita gente está desempregada, sem estudar... enfim.. fazendo nada. Ficar em casa somente comendo, dormindo e assistindo TV chega a ficar maçante com o passar do tempo.

Por que então não variar? Existem inúmeras instituições precisando de ajuda em todo o Brasil. Não apenas uma ajuda financeira, mas uma consultoria, uma palavra amiga, qualquer gesto de ajuda ao próximo.

E não é preciso muito esforço. Você escolhe onde, quando e quanto tempo tem disponível para ajudar. Basta querer!

Não existe retorno financeiro, mas é muito gratrificante o sentimento de satisfação ao ajudar alguém carente, que precisa muitas vezes somente uma palavra amiga, ou um tempinho para escutar uma história, como acontece com alguns idosos abandonados em asilos.

E você ainda pode colocar isso em seu currículo. As empresas vêm com bons olhos os profissionais que se preocupam com questões sociais. E para quem nunca trabalhou tá aí uma maneira de se destacar num processo seletivo.

Pode-se também fazer voluntariado online... sem sair de casa... ou seja... não tem desculpa. Mas se por algum motivo você não pode ou não quer fazer voluntariado, apenas divulgue estas informações, pois sempre terá alguém disposto a ajudar.
Maiores informações:

Centro de voluntariado de São Paulo:
http://www.voluntariado.org.br/
Voluntários online

Enjôo a bordo

Os enjôos em alto mar acontecem devido à hiperestimulação do órgão responsável pelo equilíbrio - o labirinto -, localizado próximo ao ouvido. "O labirinto está adaptado à terra firme e a pequenas oscilações. A movimentação provoca estresse neste sistema, que passa a transmitir diversas informações desencontradas ao cérebro, causando náuseas e vômitos em algumas pessoas", explica o gastroenterologista André Siqueira Matheus.*

Essa é uma das grandes curiosidades para quem vai trabalhar em navio. Eu mesma estou curiosa para saber se vou enjoar ou não. Espero que não, mas se isto ocorrer eis algumas dicas dadas por especialistas e tripulantes para evitar o enjôo, ou pelo menos amenizar os sintomas. Apesar que algumas dicas datas sejam difíceis de serem aplicadas pelos tripulantes que têm uma rotina intensa de trabalho, mas ficam as sugestões.
Ah e só a título de curiosidade: A bordo usa-se o termo marear... que significa enjoar a bordo..

-tentar dormir as horas de sono de que o organismo necessita;

-não tomar bebidas alcoólicas antes e durante a viagem;

-evitar ingestão de alimentos gordurosos e com cafeína;

-não comer em excesso;

-nunca embarcar de estômago vazio;

-comer alguns biscoitos salgados secos , como água e sal ou cream cracker;

-comer maçã verde;

-ingerir refrigerantes do tipo cola e de limão;

-tem os remédios para enjôo também (a bordo do navio você consegue pegar na enfermaria)

*Informações retiradas do site:
http://www.nestle.com.br/site/materias/bem-estar/em_alto_mar_e_sem_enjoos.aspx.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MSC Lírica no Brasil





A MSC Cruzeiros trará pela primeira vez no Brasil o MSC Lírica. Ele chegará aqui em outubro e ficará até março de 2010. Em seu roteiro estarão incluídos: Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Ilha Grande / Angra, Salvador, Ilhéus, Maceió, Buenos Aires, Punta Del Este.
Leia mais em:
http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/transportemaritimo/27062-msc-lirica-temporada-cruzeiros.html

Termos náuticos

Segue abaixo uma lista de alguns termos utilizados em navio, para aqueles que não conhecem e têm curiosidade em saber.

Bow (proa): frente do navio

Bridge: ponte de comando do navio

Crew bar: bar da tripulação

Crew mess: refeitório do crew

Deck: qualquer andar/piso do navio

Galley: cozinha do navio

Gangway: rampa/escada de entrada do navio

Life boat (baleeira): embarcação utilizada para abandonar o navio em caso de naufrágio.

L.O.E. (Letter of employment): um documento escrito pela Cia como prova de emprego

Port-of-call: país, ilha ou território que o navio visita

Port side (Bombordo): lado esquerdo do navio quando olhando para frente

Sign-on: início do contrato

Sign-off: fim do contrato

Starboard side (Boreste): lado direito do navio quando olhando para frente

Stern (Popa): parte traseira do navio

Tender: barco que serve de transporte de pessoas do navio ao píer

Hotel Department

Cargos na área hoteleira do navio.

Segundo a Zorovich o setor hoteleiro no navio corresponde a 80% da tripulação. Afinal é responsável por toda comida e bebida dos passageiros e tripulantes, entretenimento e acomodação.

Abaixo está a relação de alguns cargos e uma breve descrição sobre suas respectivas funções.

Hotel Manager
Profissional responsável por toda a operação, desde a área de alimentos e bebidas até a recepção, contabilidade, acomodações, centro médico, lojas etc.

Assistant Hotel Manager
Assiste o Hotel Manager nas sua operações diárias.

Bar Manager
Responsável pela qualidade dos serviços em todos os bares do navio, e por fazer pedidos de suprimentos e material necessários para os bares.

Assistant Bar manager
Assiste o Bar Manager nas suas operações diárias.

Dining Room Manager ou Maître
Responsável por gerenciar todos os restaurantes do navio. É também o Relações Publicas, recepcionando os passangeiros no restaurante e verificando o serviço dos garçons.

Assistant Dining Room Manager
Assiste o Dining Room Manager nas suas operações diárias.

Waiter / waitress
É o garçon / garçonete do restaurante.

Assistant Waiter
Ajuda o garçon no atendimento aos passageiros dentro da sua estação.

Snack Steward
Fica por trás da linha de buffet, servindo os passageiros e repondo as bandejas quando necessário.

Crew Messmman
Garçon que serve o restaurante da tripulação

Bartender
Trabalha no bar atendendo os pedidos dos "bar waiters" e dos clientes que se encontram no balcão.

Bar Waiter
Tira os pedidos, serve as bebidas aos passageiros e entrega as contas.

Chief Housekeeper
Encarregado da limpeza do navio em todas as suas áreas públicas e áreas de tripulação.

Assistant Chief Housekeeper
Assiste o Chief Housekeeper nas suas operações diárias.

Cabin Steward
Camareiro que limpa as cabines dos passageiros
.
Cleaner
Responsável pela limpeza dos corredores e áreas públicas do navio,

Executive Chef
Cozinheiro chefe, coordena, supervisiona e faz com que toda a comida seja servida dentro dos mais elevados padrões de qualidade.

Assistant Executive Chef
Assiste o Executive Chef nas suas operações diárias.

Galley cleaner
Limpa as cozinhas a bordo.

Dishwasher
Lava as louças

First cook / Second cook / Third cook
Diferentes cozinheiros dentro da hierarquia do navio.

Fonte: Apostila do curso STCW da Zorovich & Maranhão.

Existem ainda muitos outros cargos a bordo. Tem a área de recepção, cassino, entretenimento... E o nível de inglês para se trabalhar depende muito da função a ser exercida e de qual Cia você irá trabalhar.

Passaporte

Um dos documentos necessários para se trabalhar em navio é o passaporte. Para tirá-lo basta entrar no site da polícia federal www.dpf.gov.br/, ir no link: Requerer emissão de passaporte e seguir as orientações no site. É preciso imprimir também a GRU (Guia de recolhimento da União) e pagar a taxa no banco.

Os documentos necessários para requerer o passaporte são:

-Documento de identidade (RG, passaporte brasileiro anterior,carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual) entre outros);

-Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;

-Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para homens);

-Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

-Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU ;

-Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;

-CPF

É preciso comparecer com estes documentos em uma das unidades do Departamento de Polícia Federal (DPF). Em alguns lugares é preciso fazer um agendamento pela internet. Verifique no site da DPF se a unidade escolhida por você necessita deste agendamento prévio.

Fonte: http://www.dpf.gov.br/




quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Expo Money, Bovespa e muito mais

O que fazer com o dinheiro que se ganha a bordo?
Este foi um tema muito discutido numa comunidade do orkut, onde os participantes expuseram seus mais diferentes objetivos. Mas para atingir alguns objetivos é preciso trabalhar mais que apenas um contrato. E neste meio tempo o que fazer com o dinheiro ganho? Os mais conservadores colocam o dinheiro na poupança. Apesar de ser uma aplicação segura, o rendimento é muito pequeno, cerca de 6% ao ano. Então vale a pena dar uma pesquisada para descobrir outras aplicações mais rentáveis. Existem muitas formas de investimento: CDB, previdência privada, fundos de investimentos, ações, tesouro direto etc.

O melhor investimento depende muito do seu perfil (conservador, moderado ou agressivo) e de quanto tempo o dinheiro ficará aplicado, entre outros fatores. Por isso é importante consultar o gerente de seu bando, uma corretora de seguros, um consultor financeiros, ou outras instituições financeiras para que você saiba qual o melhor investimento para que seus objetivos sejam alcançados.

A Bovespa ministra alguns cursos para investidores e pessoas iniciantes que desejam ter conhecimento sobre aplicações financeiras, como investir etc. Há cursos gratuitos dedicados às mulheres (Mulheres em ação), para idosos...

Os curso compreendem : Finanças Pessoais (Educar) e Introdução ao Mercado de Ações.

Há cursos gratuitos online também.

Existem ainda muitos livros dedicados ao assunto como: Pai rico, pai pobre; Casais inteligentes enriquecem juntos, Dinheiro: os segredos de quem tem, etc.

Para quem se interessou e quer se aprofundar mais no assunto pode participar da Expo Money que acontece em vários estados....

- São Paulo: dias 17 e 19 de setembro.

-Recife: 03 de outubro

-Vitória: 21 e 22 de outubro

-Belo Horizonte: 28 e 29 de outubro

-Rio de Janeiro: 11 e 12 de novembro

-Porto Alegre: 02 e 03 de dezembro


A entrada é gratuita e tem várias palestras gratuitas também, basta se cadastrar no portal do evento.

Links importantes:
BOVESPA
www.bovespa.com.br/Principal.asp


Informações sobre o STCW


Este curso atualmente está sendo obrigatório para os brasileiros que vão trabalhar na maioria das Cias (Royal, Costa, Pullmantur...) Antes a Royal ministrava este curso a bordo e sem nenhum custo para o tripulante.

São Poucas as empresas autorizadas a ministrar este curso. Tem a Zorovich & Maranhão em São Paulo, a Rio Ship no Rio de Janeiro, e Seaman em Curitiba. No final (na verdade após 30 dias mais ou menos) nós recebemos um Certificado bilíngüe emitido pela Marinha do Brasil.

A Zorovich ministra o curso em Santos, e eventualmente eles vão para outras cidades e/ou estados, de acordo com a procura e agenda deles, mas cobrando um pouco a mais por isso. Como eu fiz em São Paulo (capital) custou R$690,00 à vista e R$720,00 em duas vezes (preço em maio/2009). O curso geralmente dura 5 dias, mas em São Paulo eles fizeram em 4, tornando o curso mais intensivo. A carga horária total são 30 horas.

A parte teórica do curso é dividida em 4:

-Segurança pessoal e responsabilidade social;
-Prevenção e combate a incêndio;
-Primeiros socorros elementares;
-Técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência.

E a parte prática é dividida em 2:

-Combate a incêndio
Super dinâmico, apaga-se alguns focos de incêndio com extintores de água, pó químico, CO² e mangueira, sendo tudo em equipe. E esta mesma equipe entra numa casa de fumaça, cujo objetivo é entrar num local totalmente escuro, com muita fumaça e alguns obstáculos como labirinto, escadas, e sair por uma outra porta e todos juntos, ninguém da equipe pode ficar pra trás.
Se eu não me engano esta fumaça é de folhas de eucalipto, não é prejudicial à saúde, mas gera muito desconforto para quem tenta respirar ou abrir os olhos lá dentro. A dica é ir com os olhos fechados, no começo é estranho, mas se você abrí-los só vai enxergar fumaça e ainda vai irritar os olhos.

-Sobrevivência no mar
Esta era a parte que eu mais temia (rs), pois não sei nadar e nunca me imaginei pulando de um trampolim.
Todos são obrigados a usar um colete salva-vidas, indiferentemente de saber nadar ou não (pois é uma simulação de como se deve agir numa situação real de emergência em um navio).
Seguindo as orientações do professor tem-se que: pular de um trampolim de 3 metros de altura, nadar 15 metros, subir na balsa, sair da balsa e ficar boiando por 10 minutos.

Para ver mais fotos deste treinamento prático acesse os 2 posts sobre STCW no mês de agosto.
Contatos:
Zorovich & Maranhão
Rio ship
Seaman










Treinamento na Work at Sea (WAS)

Como eu já disse em outro post para trabalhar na Costa eu precisei fazer três “cursos”: STCW, Curso Costa e o treinamento dado pela agência que dura um dia.
Este treinamento é ministrado pela Verônica que é dona da agência e foi tripulante por muitos anos. Eu fiz este curso em abril deste ano e paguei R$100,00. Foi muito interessante e esclarecedor, principalmente para marinheiros de primeira viagem como eu.

O curso aborda os seguintes temas:
-A empresa Work at Sea (processo seletivo, parceiros…);
-Documentos necessários para embarque ;
-Departamentos e funções;
-Noções de etiqueta;
-Segurança a bordo;
-Trabalho em equipe;
-Vida a bordo;
-Dicas e muito mais.

O curso é bem dinâmico, e a Verônica nos dá uma boa noção do que nos espera a bordo, possíveis dificuldades que enfrentaremos, fase de adaptação, solidão,…E como ela já passou por tudo isso fica bem fácil dizer os pontos positivos e negativos do trabalho a bordo.

Mas é claro que cada um tem uma visão diferente de mundo, algumas pessoas poderão sentir mais os impactos de se trabalhar em navio do que outras. O que vale muito é conversar com vários tripulantes ou ex-tripulantes, e descobrir o maior número de informações sobre o que acontece a bordo. Desta forma você pode ir se preparando física e psicologicamente falando.

Contato WAS: www.workatsea.com.br
Currículo: curriculo@workatsea.com.br