sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Evolution na Royal Caribbean no HK department

É um sistema de avaliação q implantaram na Royal q serve para avaliar os stateroom attendants, no navio q estou em geral os 6 piores qualificados no cruzeiro irão trabalhar de graça por um cruzeiro(o que eh um grande problema para nós jah q o cruzeiro eh de doze dias, significa q vc ira trabalhar meio mês de GRAÇA . Mas eh bom vc ficar entre os primeiros, ou pelo menos no meio para não correr o risco de cair.
Aki somos em 58 cabinistas, teoricamente quem estiver na classificação final do numero 53 pra baixo será back of the house, but tem pessoas q estão saindo de férias então no próximo cruzeiro ela não estará na empresa, ou seja, o numero 52 vai cair. E ainda tem casos q a pessoa eh nova na empresa e por isso eh beneficiada de não ir para back of the house por dois cruzeiros assim q assume uma estação....ou seja, nem sempre os últimos seis qualificados serão os q vão cair para o back.
Como funciona:
• Cada inspeção vale 100 pontos, no final vc tira a media e este numero terá 33% de peso na media final.
• Nota q o pax da pro stateroom attendant vale 33%
• Nota q o pax da pra limpeza na cabine vale33%
A soma dos três itens acima te da a media parcial.
Adiciona-se 5 pontos pra cada comentário positivo q vc recebe no comment card
Perde-se 5 pontos por comentários negativos
Ganha-se 25 pontos de bônus a cada inspeção q vc consegue 100 pontos(raridade pq os supervisores sempre acham algum mistake, um simples fio de cabelo na cama ou banheiro te comem 20 pontos, um papelzinho embaixo da cama 20...aff)
Pontuaçao no comment card: soma-se todos os comments card e tira a media. Comment não respondido vale 0, mas na hora de tirar a media conta-se com ele.
Excelente 300 pts Good 250 Fair 200 Poor 150
–Exemplo: Limpeza: cabine 4500 excelente, 4501 good, 4502 excelente, 4503 no answer
300+250+300+0= 850 …………………………850/4= 212,5
Digamos q limpeza foi a mesma coisa, ou seja 212,5
Inspeçao, bom se o cruzeiro for longo igual aki vc terá 5. Digamos q em todas vc teve 80, no total vc pontos, total igual a 400
400+212,5+212,5= 825, lembrando-se q se vc tiver bônus ou deduções irem ser acrescidos ou deduzidos da sua nota final.
Com esta nota final eles têm a possibilidade de classificar os cabinistas.
Cabinistas que estão há mais tempo na empresa me disseram que antes era mais sossegado trabalhar na Royal, mas que agora depois da implantação do evolution, aqui virou uma selva, todos em busca pela sobrevivência na estação..rs.. sem cair pra back of the house. Foi por causa disso que inflacionou-se o mercado de helper. Eles sabem que precisamos mais deles do que eles de nos.....rs... Eh a lei da oferta e da procura. Bom não sei nos outros navio, mas aqui eh difícil encontrar um helper pra trabalhar todas as manhas....geralmente eles querem o embarkation e a noite que eh moleza....rs...
Eu trabalho com um helper pela manha e embarkation Day, não acho necessário um a noite. Já que em geral as inspeções são durante a manha, raramente será a noite, então naoo preciso me preocupar tanto. Mas tem muuuuuuuuita gente q usa helper a noite....
Bom, eh isso espero que tenha esclarecido um pouco sobre o que eh este Evolution que esta deixando a gente looooooooooooooooooucoooooo.....kkkk.....



Brilliance of the seas X Costa Victoria

Bom conforme prometido estou enviando uma pequena listinha de pros e contras de se trabalhar no Brilliance of the seas da Royal como stateroom attendant, comparando-se com o navio Victoria da Costa. Vou colocar em tópicos ai fica mais fácil de visualizar...

Contras!!!!

1. Vc paga sua passagem de ida SEMPRE(isso serve para os cargos que recebem tips!!)
2. Limpa o corredor de sua estação (não tem linen valet como na Costa)
3. Paga alguém pra levar a bagagem de pax que vai desembarcar (A Royal não paga ninguém pra fazer este serviço, e os cabinistas preferem poupar energia para o embarkation day)
4. Embarkation Day: entrega mala na cabine, os facilities as deixam perto do elevador, se a sua estacao for perto dele não tem tanto problema
5. Dobra toalha, o linen runner leva ate seu trolley, mas eh vc quem dobra
6. Paga o uniforme, e eh caro!!!
7. Muitas inspeções......... funciona com pontuação e são super rígidas. Em cruzeiros de 12 dias são 5 inspecoes. Em cruzeiro de 7...apenas 3.
8. Vc começa como back of the house, o que significa q vc ficara um cruzeiro trabalhando de graça, como Bell attendant e limpando cabine de oficial e staff (alguns ate dão algumas tips, depende do seu desempenho)
9. Pode voltar a ser back of the house. Se vc for mal avaliado por seus hospedes ou se for mal nas inspeções.
10. O pax tem seu numero de telefone, mas no seu time off eh soh forward seu telefone para o Bell attendant(q eh o back of the house, um camareiro frustrado..rs), q será o responsável por realizar os desejos do seu hospede ou tirar alguma duvida.
11. Aproximadamente 16 horas de drill para os novatos na Cia
12. Todas as cabines de crew são beliches
13. Em alguns casos o pax não eh pré pago e vai embora na maior cara de pau sem te dar caixinha, nem mesmo o mínimo sugerido pela Cia
14. Não tem butler pra ajudar quem trabalha nas suítes
15. Quase todos os dias do cruzeiro temos algum compromisso antes das 08h00(check in time), seja ele, deck meeting como o supervisor do andar e seus cabinistas. Divisional meeting como todos os supervisores, adm HK, ass HK, e HK manager. Alongamento, ou executive comitee meeting, como o capitão, Hotel director, HR manager, HK manager, e HK supervisores.
16. Embarkation Day check in entre 5h30 e 6h00!!! Neste horario colocamos as contas dos hospedes na porta
17. Pax q escreve um mal comentário sobre vc, faz com que 5 pontos sejam deduzidos de sua nota final.
18. Não pode ficar andando com chinelo pelo navio,soh pode quando vc esta indo onshore
19. Helper de embarkation Day eh caro!!!! Aqui os cabinistas pagam USD120 no cruzeiro de doze dias (ele faz banheiro, vaccum, ice, garbage, set up dos breakfast card e shopping bag). Helper de cama cobra USD 5 por cada uma!!! Afffff


Pros

1. Recebe a chave mestra quando assume sua estação e soh devolve no final do seu contrato
2. Tem chave que tranca o locker e ice pantry
3. Não tem fila pra fazer check in ou check out
4. Não tem fila de material e químico. Os supervisores fazem o pedido de material e colocam no nosso locker. E alguns lockers possuem aquela maquina da Ecolab, então você pode carregar seus bottles de químico a qualquer hora do dia
5. Não tem aquela fila enorme de café da manha, almoço ou jantar
6. Dia de embarkation Day o crew messe eh aberto bem cedo
7. Tanto no staff mess quanto no crew mess todos os dias há vários tipos de molhos, sobremesas, saladas, acompanhamentos e sobremesas
8. Café, capuccino, chocolate, chas, sucos, água, Paes são disponíveis 24 horas por dia. O crew mess permanece sempre aberto. Mas o Buffet com a comida tem seus horários específicos
9. Tem churrasco todo cruzeiro na área de guest
10. Sempre tem um evento diferente, jantar no Buffet de hospede com os oficiais trabalhando como garçons, bartender......., Vinhos, cervejas, sucos, refrigerantes são servidos no evento. Ou então sorvete e waffles na bridge, ou no corredor de crew, com os oficiais te servindo
11. Pode usar helper sempre q quiser em qualquer horário, e quantos helpers quiser ou puder pagar...rs. Há quem use helper de manha, a noite e embarkation Day.
12. Pode tirar um break de ate 15 minutos tanto a noite quanto de manha
13. Se tiver muito second seating pode sign out e depois volta no horário do segundo turno pra fazer as cabines, soh eh preciso informar o deck supervisor sobre sua ausencia
14. Não tem excellent program!!!!!! Muito embora seja importante memorizar o nome dos seus guests para aumentar o seu rating....rs
15. Em dia de embarque vc não precisa ir ate o Hk manager Office pra reportar se seus hospedes chegaram, se tem criança, deficiente....Basta escrever num formulário se vc tem alguma pessoa nestas condições e entregar no Office quando vc terminar seu turno a noite
16. Não tem vaccum inspection
17. Não tem minibar supervisor fazendo inspeções nas suas cabines
18. Não tem port manning pra crew
19. Não existe horário fixo de check out, assim q vc terminar as cabines jah pode sair, soh não vale exagerar e querer sair muito cedo ai eles não liberam
20. Check in as 08h e check out 13h, mas se terminar antes não tem problema, geralmente com helper vc consegue terminar 12h30
21. A noite check in por volta das 17h30 e check out +-21h(dependendo de quantos segundo turno vc tem, pq o jantar eh as 18h30 e as 21h00
22. Trabalha-se no Maximo 10 horas por dia, se ultrapassar tem q avisar seu supervisor e justificar o porquê da hora extra(desconsidere em embarkation Day...rs)
23. Não precisa preencher formulário de manutenção eh so chamar 1800 e informar o problema, geralmente o técnico vem rapidinho
24. Pega o control sheet de manha e soh devolve a noite
25. See Day check in 8h30
26. Internet café com mais de 12 pcs q funcionam!!!!! E apenas USD 0,06/minuto , WIFI USD 0,12/minuto
27. Tem um mini mercadinho a bordo pra crew
28. Toda cabine tem minibar
29. O pax dril demora uns 10 minutos mais ou menos
30. Não tem um monte de papel pra colocar na cabine no dia de embarque
31. No ultimo dia de cruzeiro não se entrega compass
32. Sabemos dois dias antes do desembarque a que horas o pax vai sair da cabine. Existem cerca de 12 horarios diferentes, começando a partir das 6h30
33. Não tem jornal para entregar ao meio dia
34. Vc pode fazer o check in em qq PC do navio, não precisa ir ate o hk Office
35. Todo $$ q o pax paga como tip na agencia ou na recepção vai direto pra vc, não tem desconto, e um dia antes dele desembarcar já sabemos quanto foram pré pagos. Mesmo assim muitos pré pagos dão extra tip..rs
36. Durante qq drill vc não precisa usar lifejacket ou tirar trolleys do corredor(ate hoje soh usei o lifejackt em um drill de crew!!)
37. Se tiver um funcionário na nossa estação a Cia paga como se ele fosse guest
38. Recebemos USD X,xx por pessoa por dia de cruzeiro, não importa se for criança, adolescente ou funcionário... o valor eh o mesmo..
39. Vc pode fazer ligação externa da sua cabine ou do seu deck fone também
40. O navio para durante todo o dia nos portos, e em alguns faz overnight
41. Sempre tem festa ¨all crew party¨ na área de guest, bebidas free(refri, cerveja, vinho...)
42. Não tem sanitation ou routine clean, vc faz seu ritmo, mas algumas vezes eles dizem no meeting um focus point, como por exemplo lustrar os metais da cabine, e se vc tiver uma inspeção neste dia, o supervisor vai checar se vc fez ou não.... ai vc perdera ponto....
43. Salario a cada 15 dias
44. A RCCL paga um hotel bom, Renassaince e ainda te da um voucher de 20 euros, q vc pode gastar no bar do hotel ou comprar um jantar..o café da manha esta incluído(pelo menos foi assim antes de eu entrar no Brilliance)
45. Tem uma maquina de cartão telefônico de 10 e 20, dólares, não precisa esperar o crew bar ou o crew Office abrir
46. Tem maquina de refrigerante q vc compra com moedas de dólar
47. Tem uma maquina q vc pode carregar com $$ seu sea pass
48. Tem HR Center onboard
49. Pra quem fuma, pode fumar na cabine, desde q seu colega de quarto concorde, senão, negativo
50. Pode comprar quantas garrafas de água, refrigerante, redbull vc quiser fora do navio e trazer onboard
51. OS chefes te tratam com respeito
52. Em dia q tem drill não tem inspeção então vc pode sabonetar!!!!
53. Assim q completar as 5 inspecoes, ou 3 ... dependendo de quantos dias eh o cruzeiro, vc não precisa mais se preocupar, pode sabonetar. Mas geralmente isso acontece no Maximo dois dias antes do dia do desembarque.
54. Em sua grande maioria as inspeções são durante o dia, em raríssimos casos eh à noite, ou seja, saboneta a noite
55. Vc tem apenas um trolley, alguns tem um ice trolley para colocar os ice bucket
56. Não precisa embrulhar copos, eh soh colocar uma tampinha de papel
57. No cruzeiro de 12 dias troca-se o lençol no dia 4 e 8, e o duvet entre os dias 6 e 7, mas eh claro q trocamos de acordo com a necessidade, vc faz seu ritmo, soh deve se preocupar com as inspeções, manter tudo limpo
58. Quem entrega frutas ,, champagne,, chocolates eh sempre o room service,
59. Os papeis do embarkation Day estão prontos ANTES de vc fazer o check in à noite no dia anterior.
60. Não precisa anotar o numero do cartão do hospede, Vc jah recebe um folha com nome e numero do cartão
61. Não entregamos jornal durante o dia
62. Não tem flyers a todo momento pra entregar
63. Não tem design diferente pra fazer nas camas em todos os dias do cruzeiro
64. Não precisa ficar andando com name tag no seu time off sempre q vai ao crew bar, mess, internet café...
65. O dia de pagamento eh muuuito mais organizado, os supervisores ficam na fila entregando a folha com suas contas a pagar, eles colocam uma pessoa pra te entregar o envelope com seu $$, outro fica responsável por pegar sua assinatura, e outros dois ficam recebendo o pagamento de suas dividas(crew bar, internet, shopping...).


Bem, estas são algumas das diferenças entre as duas Cias, lembrando que esta comparação foi feita entre o navio Costa Victoria e Brilliance of the seas, pois as regras mudam um pouco dependendo do navio, chefia....etc.

Bravo bravo bravo, deck 1, fire zone 2, crew cabin!!!!

Geralmente frases deste tipo sao seguidas de_ This is a drill for the crew only!!! But… desta vez não era um treinamento. O que isso significa???? Bom para não conhece estes termos, eles são utilizados no navio para que somente os tripulantes saibam o que esta acontecendo. Então falando este código o passageiro não vai entender e não vai ficar apavorado, pois não tem treinamento para saber o que fazer nesta situação. Porque imagina se o capitão dissesse: Fogo fogo fogo, andar 1 , fire zone 2, cabine de tripulante.....rs... vai ser uma correria só por parte dos hospedes, só de ouvir a palavra fogoooooooo...kkkk

Bom em geral os drills acontecem pela manha aqui, e sempre que tem, eles anunciam em alto falantes com antecedência, dizendo para os hospedes que vamos ter um treinamento e que a participação deles não eh necessária.....

Eis que um dia..... eu estava dormindo.... a tarde....em pleno dia de navegação (horário e lugar q nuunca tem drill) e anunciam da bridge o código bravo, detalhe, exatamente onde fica a minha cabine.. eu estava dormindo nem escutei na primeira vez, minha cabin mate pulou da beliche La de cima...rs... e me acordou... Amanda, Amanda wake up...bravo is here!!!
Eu sonolenta não tava entendendo p%$•%• nenhuma...kkk...Ai ela abriu a porta ai eu vi aqueleeeeeeee monte de fumaça.... caracaaaaaa...fogooooooooooo..... e estávamos em dia de navegação.....aiaiaiaiia....

Bem, levantei correndo e acho q em 30 segundos jah estava totalmente vestida com um roupa descente ...kkk...(pois eu estava de pijama antes,,,,), peguei meu deck fone, a chave mestra e a chave da cabine com meu cartão azul, onde consta o numero da minha lifeboat(porque como não sabíamos a gravidade da situação tínhamos q ir preparadas para evacuar as cabines de hospedes e ate um possível abandono de nave).... Ai saímos da cabine.... sem enxergar naaaaaada pq estava cheio de fumaça, minha cabin mate era nova então ela não conhecia a rota de fuga... mas eu jah sabia pelo menos 2.... bom saímos rapidinho.. e do lado de fora perto da saída tinha um pessoal gritando here, here, então pela voz deles sabíamos q estávamos indo pra direção correta. Beleza, subimos um deck, fomos pra zona 3, evacuaram todas as cabines, fecharam as fire screeen door, a equipe de combate ao fogo apareceu......e todo mundo q não fazia parte da equipe do bravo..... ficou lah,,,, esperando....esperando... esperando.....O mais engraçado foi ver a galera de pijama, cabelo despenteado....kkkk... pq o fogo estava na região da cabine dos stateroom attendants.....kkk... agente tava imaginando mil coisas... a culpa foi do fulano.... ele devia ta fumando na cabine.... , enquanto outro dizia, não devia ser a filipina tal q tava cozinhando na cabine...kkk... cada um dando seu palpite.....

De repente eis q o capitão diz: Obrigado brilliance crew, este foi apenas um treinamento, obrigado a todos pela colaboracao!!!!!!

Aiiiiiiiiiiiiiiiiii não acreditei.... tava num sono profundo..... e este filho da mãe vem fazer um drill surpresa!!!!! Q raiva viu......noossa ninguém acreditava no que tínhamos acabado de ouvir.....mas beleza.... vamos voltar pra cabine então....fazer o que???? That´s ship´s life.....trabalhar todos os dias, amanhecer cada dia em uma cidade diferente, dormir com o balanço do mar e participar de intermináveis drills......Welcome onboard.....rs