quinta-feira, 8 de março de 2012

Valeu a pena??? Valeu a pena!!!!

Faz três anos que mudei completamente o ritmo da minha vida. Virei tudo de ponta cabeça e ainda sacudi um pouquinho hehe. Há ganhos e perdas quando se faz uma mudança tão radical. Tudo depende de você, do seu estilo de vida e de suas expectativas. Mas para mim os ganhos foram muitos, mas as perdas também. O tempo que você fica longe de seus amigos em terra e de sua família NÃO VOLTA MAIS!!! São eventos, realizações, nascimentos, casamentos... de pessoas queridas que com certeza você gostaria de estar presente, mas não estava. Natal, Ano Novo, aniversário... já faz parte da sua rotina como marinheiro passar estes eventos a bordo... trabalhando. Porque é muito raro suas férias calharem de cair nessa época.... eu nunca consegui!!

Claro que vida a bordo não é uma coisa pro resto da vida . É algo temporário ate que você consiga conquistar seu objetivo.. e depois voltar a terra pra seguir o curso da vida. Mas também há casos de alguns brasileiros que estao trabalhando a bordo a muuuuito tempo, mas sao poucos.

A vida a bordo é muito intensa, sentimentos parecem ser mais profundos. Por pequenas coisas você pode abrir uma enorme discussão, e por pequenos gestos você pode se apaixonar. É fácil entender porque isso acontece. Ficamos confinados no navio por volta de 8 meses, convivemos com as mesmas pessoas todos os dias, o serviço é intenso... cansativo, não só o corpo mas a mente cansa muito. Muitas vezes quando você está no navio não vê a hora de sair de férias.. exaustão!!.. principalmente no final de contrato. Mas eis que está de férias, e não vê a hora de voltar ao trabalho. Razoes... inúmeras.

Aprendi muito nestes anos, errei, tropecei, aprendi e segui em frente. Não sei ainda por mais quanto tempo vou trabalhar a bordo, mas me sinto feliz por todas as realizações, conquistas e aprendizados que obtive!! Este ano começou pra mim com o pé direito. Segunda feira volto ao trabalho e espero fazer um excelente contrato junto com meu marido. Sim, me casei!! Nos conhecemos no navio, mas sei que em breve teremos que parar com esta vida de marinheiro pra construir nossa família, mas em terra firme!!!..rs

Obrigada a todos pelo carinho e pelas mensagens. Sucesso!!!

Uma breve orientaçao aos novos tripulantes....

A cada ano que passa mais e mais pessoas se interessam por trabalhar em navios de cruzeiro. Muita gente entra no ramo e faz carreira, outros entram somente por um período pra alcançar um objetivo em terra e ponto! Outros entram cheiooooos de ilusoes achando que vida a bordo é pura curtiçao, dinheiro(ganhando em dólar ou euro), viagens e bla bla bla.... Se este último exemplo for o seu caso... ATENÇAO: vc é um forte candidato a pedir demissao nas primeiras semanas.

Entre outros milhoes de objetivos .... cada um tem o seu!! E cabe a você verificar se todo o sacrificio, mudança brusca de rotina, falta de privacidade... etc... irá valer a pena!!

Bom muuuuuita gente pergunta : por onde começar???? Hummmm.... ok-.....nao precisa seguir exatamente a mesma ordem do que escrevo... apenas serve de base...

-Afie seu inglês, espanhol, italiano... whatever.. o suficiente pelo menos pra pleitear uma vaga no cargo que vc deseja.

-Faça um belo currículo em inglês. Evite erros, excessos e principalmente mentir, se vc nao tem uma qualificaçao específica e que é exigida pro cargo. Busque, aprenda, domine..... e só entao coloque no seu CV. Você pode ser eliminado nesta primeira etapa, sem ao menos ter a chance de convencer o entrevistador pessoalmente. Portanto ... fique atento!!

-Pesquise com ex- tripulantes e tripulantes de diferentes Cias pra verificar com qual vc se identifica mais, qual esta mais diretamente ligada aos seus objetivos.....

-Envie seus currículo pra uma agencia de recrutamento ou diretamente pra empresa que deseja trabalhar. No meu caso eu enviei um currículo para o Douglas da Royal que tem um escritório aqui em São Paulo. Não precisei com isso pagar algumas taxas de agenciamento e bla bla bla que as agencias em geral pedem. Pra se candidatar a Royal vcs podem dar uma olhadinha no site carreiraabordo.com e lá tem o email do Douglas.

-Se o recrutador aprovar seu CV você será convidado pra uma entrevista pessoalmente ou em alguns casos, até fazem por skype. Eu já fiz pelos dois métodos. E é nessa hora que você terá que provar que é um candidato adequado ao perfil que eles estão procurando. Venda seu peixe!!.....

Enfim... dependendo do cargo e da Cia vc poderá participar de mais de uma entrevista... Algumas vezes com a agencia, e depois com a empresa... De qualquer forma, depois que vc tem o APROVADO!! Aí sim começa a correria.... STCW, exames médicos, visto se for o caso, arrumar mala... ufa.. é muita coisa mesmo...

Outras dúvidas......

Preciso falar inglês fluente???

Quase todas as agências dizem que sim!! Mas na prática não é exatamente assim. Depende muito do cargo e da Cia que está pleiteando. Quando trabalhei na Costa me exigiram ter inglês no mínimo intermediário. Tudo bem, me esforcei, estudei... e passei. Mas trabalhando por lá conheci muuuuuuitos brasileiros que mal falavam português... E em reuniões... pelos corredores ouvia-se muito italiano.
Na Pullmantur e Ibero tenho colegas que trabalharam lá e só tinha domínio de Espanhol e básico em inglês....
Enfim.... Se for Cia americana... aí sim... se tu não falar inglês terá muuuuuita dificuldade la dentro. Porque treinamentos, reuniões, comunicação com seus superiores... é TUDO EM INGLES.... aí sua vida ficará bem difícil.

Preciso fazer faculdade ou algum curso técnico?

Tirando alguns cargos específicos, como médico, enfermeira...etc.... não. Em geral nos cargos da área hoteleira no navio você precisará ter experiência na área e nível de idioma adequado a função que ira desempenhar. Mas um fato curioso é: Nos navios que trabalhei boa parte dos tripulantes brasileiros, incluindo EU, possuem nível universitário completo!! Alguns trancaram a faculdade e outros têm até pós graduação, mas este não é um requisito!!

Não sei nadar ... terei problemas???

Aiaiaiaiaiaiaiai... caraaaaaa.... e o engraçado é que me mandaram esta pergunta... dizendo que já leu TODO o blog e não achou uma informação sobre isso.. Será mesmo??? Pois eu coloquei no blog minha experiencia, que até então não sabia nadar... isso mesmo NÃO SABIA...(passado)... E mesmo assim fiz o STCW, pulei do trampolim.. e tals... A questão é vc fará tudo isso de colete salva vidas, não terá perigo nenhum. E no dia a dia na vida a bordo, vc trabalhará DENTRO do navio...rsrs... não precisará saber nadar pra isso, apenas saber desempenhar as funções do seu cargo..
Quando você não sabe nadar e trabalha em navio, saberá mais do que ninguém quais são as rotas de fuga, onde estao os botes, coletes salva vidas... Enfim, esta é a primeira coisa que a gente quer saber a bordo...rs.

Boa sorte e nos vemos pelos Portos deste mundaooooo.....