segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por aí....

Me pediram... entao resolvi colocar fotos de alguns lugares por onde passei....
Realmente valeu a pena....
....mas ainda tenho muitos lugares por conhecer....


PALMA DE MALLORCA

NAPOLIS


MYKONOS


MARROCOS


CORFU


PUNTA DEL LESTE

VENEZA

SAVONA


BARI

BARCELONA

ATENAS

domingo, 25 de julho de 2010

Localizaçao dos navios via satélite

Achei super interessante este site. Nele podemos verificar várias informaçoes como: localizaçao via satelite, itinerário, fotos do navio, layout do navio....
O site abrange informaçoes sobre as Cias descritas abaixo:
MSC Cruises
Costa Cruises
Royal Caribbean
Phoenix Cruises
Cunard Line
Celebrity Cruises
Azamara Cruises
AIDA Cruises
Norwegian Cruise Line
Princess Cruises
Seabourn
Hapag-Lloyd Cruises
Carnival Cruise Lines
O endereço do site é:

http://www.seascanner.com/

É só clicar no nome da Cia e já vai direto para o site ... eu "linkei" tudo..rs

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sun & Sea e Work at Sea

Para aqueles que ainda nao sabem a Sun & Sea, empresa que pré-selecionava candidatos pra Royal Caribbean nao esta mais fazendo este serviço. Os candidatos que quiserem trabalhar na Royal podem se inscrever diretamente com o recrutador oficial da Royal, o Sr Douglas Santos, ou mesmo na agência Infinity.
A Infinity pré- seleciona o candidato para depois passar pela entrevista com o Sr Douglas, entao quem quiser pular algumas etapas é só enviar o CV para recrutamento@rccl.com.br ou dsantos@rccl.com. Maiores informaçoes no site:
http://carreiraabordo.com/.

E a empresa Work at Sea nao está funcionando novamente...afff. Eu fui agenciada por eles, e trabalhei oito meses no Costa Victoria, e a bordo me falaram que eles tinham falido e tal...., entao assim que eu cheguei.... resolvi conferir.... e... bingo!!! no answer...rs... ninguém atende telefone, nao respondem emails...nada....
Bom sucessso a todos, e na hora de se candidatar esqueçam essas duas agências

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inspeçoes na Ice pantry, locker e afins....

Ser cabinista, pelo menos na Costa, nao se limita apenas em efetuar limpeza nas cabines. Temos outras responsabilidades. No meu caso eu dividia o locker com mais dois cabinistas, e o ice pantry com mais três. Havia uma lista com os dia do mês em que cada um era responsável por limpar e sanitizar o ice pantry, e um dia antes de chegar no porto principal era o dia do general cleaning, onde todos os cabinistas responsáveis por determinada ice pantry deveriam limpá-la.
No dia a dia nao era tao complicado, era só limpar e colocar a quantidade correta de cloro para sanitizar (100 ppm). Mas no dia do general cleaning tínhamos que desmontar a máquina de lavar copos, de gelo, lavar paredes, tetos, luminarias, ar condicionado, ralo, enfim, era uma limpeza profunda. Nao esquecendo que esta limpeza era feita utilizando o famoso 3 bucket system (wash, rinse and sanitize).
Ja na limpeza do locker era preciso organizar todos os foams, travesseiros, material de embarque, linen sacks e tirar TODO o pó e sujeira de cima dos armários, do chao, ar condicionado, teto. Ou seja, nao deveria ter pó em lugar nenhum e os materias deveriam estar bem organizados e respeitando o limite de segurança. Este limite eram uma faixas vermelhas, nas quais nao podiamos colocar materiais ultrapassando este local por razoes de segurança.
Eventualmente o Safety officer e a Housekeeper Manager faziam inspeçoes para verificar se estavamos respeitando estes limites...
E ainda haviam inspeçoes nos nossos aspiradores e frascos de quimicos. Todos os frascos dos químicos que utilizamos deve estar devidamente rotulado e limpos, e os aspirador deve estar em bom funcionamento e limpo. Eu tive três assistentes durante todo o meu contrato, e cada um inspecionava de um jeito...rs.. Tinha uma que nos fazia abrir todo o aspirador, e ela passava o dedo dentro de tudo pra ver se estava sujo, se tivesse um pinguinho de pó, tínhamos q limpar novamente e depois voltar pra inspeçao afff...
Tínhamos três trolleys: um de roupa suja, o minibar e o outro que continha as toalhas limpas, materiais para reposiçao nas cabines e os sacos de lixo. Todos deviam estar bem limpos, organizados e sem excesso de materiais. Os lixos também deviam ser separados de acordo com o tipo : papel, plástico, vidro, alumínio, food, e lixos especiais. Caso nós misturássemos os lixos, era possível levar um warning, se por exemplo o Enviromental Officer ou a Manager fizessem uma inspeçao casual.

Minha experiência como cabin stewardess no Costa Victoria

Bom, vou tentar resumir um pouquinho do que foi minha experiência como cabin stewardess no Costa Victoria, para aqueles que têm curiosidade ou que querem trabalhar nesta profissao.

O turno é dividido em dois, pela manha faz-se a limpeza mais pesada e a noite prepara-se a cabine para o hóspede dormir.

Quando estávamos em alto mar pela manha o horário de trabalho era das 7h30 às 14h30, e quando estávamos nos portos o horário era das 7h00 às 14h00. Todos os dias pela manha íamos até o assistant housekeeping Office para fazer o check in, pegar o control sheet, a chave mestra e em seguida ir para o locker de matérias para pegar os químicos e materias para trabalhar durante aquele dia. Não podíamos estocar material no nosso locker nem nos trolleys, por isso todos os dias era necessário ir neste locker centrale receber material suficiente pra conseguir trabalhar durante o dia inteiro. O dia a dia consistia em efetuar a limpeza do banheiro e da cabine, além de seguir a rotina de sanitation e o routine cleaning. Sim além de limpar todo o banheiro, arrumar cama, tirar pó, organizar as coisas dos hóspedes, passar o aspirador de pó, repor gelo, toalhas e amenities, conferir minibar.... ainda tínhamos q efetuar a sanitizaçao de algumas coisas na cabine (por exemplo, no primeiro dia após o embarque era o dia dos telefones e secadores de cabelo, depois era o shower head, sink stopper e filter tap... e assim por diante). E ainda havia o routine cleaning, onde efetuávamos uma espécie de limpeza “extra”, em algumas partes da cabine, visto que não era possível limpar estas partes durante todos os dias durante a limpeza diária. Algumas das routine cleanings eram, por exemplo, limpar o ar condicionado de todas as cabines, upper and low, aspirar atrás das camas e night tables, limpar o teto da cabine, fazer um deep cleaning nas paredes do banheiro.... e assim seguia, toda semana tínhamos alguma coisa diferente pra limpar.... e tinha um prazo também para que isso fosse feito.

Toda semana o Assistant Housekeeping do seu setor fará inspeçoes surpresas na sua seção para verificar se a limpeza da cabine, o routine cleaning e principalmente o sanitation estão sendo seguidos. As inspeções ocorriam tanto de manha quanto a noite. Só que à noite ao invés de verificar o sanitation, era verificado se o turn down estava sendo feito corretamente, além é claro da limpeza e organização.

Todas as noites retornávamos as cabines e durante o período das 18h30 às 22h00 (eventualmente o horário era alterado de acordo com a temporada) devíamos preparar a cabine para o hospede dormir. Era o turn down, onde arrumávamos as camas (fazendo uma decoração pré estabelecida pela empresa de acordo com o dia da semana), colocávamos gelo, toalhas limpas, conferíamos e repúnhamos algum item do minibar que o guest tinha consumido, enfim efetuávamos uma limpeza mais básica e rápida do que a que fazíamos durante o dia. Até porque o tempo era limitado, e alguns hóspedes após o jantar já retornavam para dormir, principalmente os alemães, que têm o costume de acordar e dormir muuuuito cedo.
Os jantares no navio são divididos em dois turnos, e já no dia de embarque sabemos qual o horário que nossos hospedes jantam, com isso já sabemos em quais cabines iniciar a limpeza durante o turn down.

Alem de tudo isso, temos que distribuir jornais nas cabines por volta do horário do almoço, e à noite colocamos o Today (jornal interno com a programação do dia seguinte no navio, e informações diversas para o hóspede como horário de chegada e saída dos portos, previsão do tempo, informações sobre o local a ser visitado..), e sempre que tinha algum comunicado de ultima hora, flyers, enfim, o cabin steward é a pessoa responsável por distribuir o material para seus hóspedes, não esquecendo de colocar o material no idioma correto.
Os embarques aconteciam em Veneza e Ancona. Em Venez, antes de iniciar o turn down, tinhamos que ir até o room service, pegar as bandejas de frutas para nossos hóspedes costa clubs e colocar as frutas nas cabines. E em Ancona a mesma coisa, pegávamos as frutas para os costa clubs que tinha embarcado no dia, além de pegar os baldes de champagne para os hóspedes que tinham direito a receber.
Todos associados ao Costa club tinham direito a receber uma prato com frutas no dia do embarque. Já o champagne dependia da categoria que o guest estava. As categorias sao aquamarine, coral, pearl e gold pearl. O único que nao recebia o champagne era o aquamarine.
E no dia de gala também eram distribuidas frutas para eles e um chocolate para cada hóspede na cabine.
Fora a limpeza das cabines, o cabin steward também é responsável por limpar e manter organizados o locker, a ice pantry, os trolleys e o aspirador. Toda semana havia inspeçoes para verificar se estava tudo em ordem. Eventualmente a própria Housekeeper Manager fazia as inspeçoes, inclusive nas cabines. Mas isso eu detalho em um outro post...rs... este ficou grande demais...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ehhhhhhhhh... acabou....agora é férias....

Após oito meses e dois dias de trabalho no Costa Victoria estou em casa novamente .... de férias. Sensação de dever cumprido, me sinto vitoriosa, porque pelo caminho vi muitos, mas muuuuitos mesmo, brasileiros pedindo sign off....As dificuldades são muitas, a pressão é imensa, mas há muitas coisas que fazem valer a pena vc continuar e finalizar o contrato. É uma experiência diferente de tudo que já vivenciei anteriormente, teve seus prós e contras, como tudo na vida. Por isso antes de se aventurar nesta vida é necessário ter bem definido seus objetivos, e o quanto você esta disposto a enfrentar para realizá-lo...
A bordo era bem difícil ficar acessando a internet, entao agora que estou em terra vou tentar descrever um pouco de tudo o que passei a bordo....

bjinhos e obrigada a todos pelas mensagens enviadas...