sexta-feira, 9 de julho de 2010

Minha experiência como cabin stewardess no Costa Victoria

Bom, vou tentar resumir um pouquinho do que foi minha experiência como cabin stewardess no Costa Victoria, para aqueles que têm curiosidade ou que querem trabalhar nesta profissao.

O turno é dividido em dois, pela manha faz-se a limpeza mais pesada e a noite prepara-se a cabine para o hóspede dormir.

Quando estávamos em alto mar pela manha o horário de trabalho era das 7h30 às 14h30, e quando estávamos nos portos o horário era das 7h00 às 14h00. Todos os dias pela manha íamos até o assistant housekeeping Office para fazer o check in, pegar o control sheet, a chave mestra e em seguida ir para o locker de matérias para pegar os químicos e materias para trabalhar durante aquele dia. Não podíamos estocar material no nosso locker nem nos trolleys, por isso todos os dias era necessário ir neste locker centrale receber material suficiente pra conseguir trabalhar durante o dia inteiro. O dia a dia consistia em efetuar a limpeza do banheiro e da cabine, além de seguir a rotina de sanitation e o routine cleaning. Sim além de limpar todo o banheiro, arrumar cama, tirar pó, organizar as coisas dos hóspedes, passar o aspirador de pó, repor gelo, toalhas e amenities, conferir minibar.... ainda tínhamos q efetuar a sanitizaçao de algumas coisas na cabine (por exemplo, no primeiro dia após o embarque era o dia dos telefones e secadores de cabelo, depois era o shower head, sink stopper e filter tap... e assim por diante). E ainda havia o routine cleaning, onde efetuávamos uma espécie de limpeza “extra”, em algumas partes da cabine, visto que não era possível limpar estas partes durante todos os dias durante a limpeza diária. Algumas das routine cleanings eram, por exemplo, limpar o ar condicionado de todas as cabines, upper and low, aspirar atrás das camas e night tables, limpar o teto da cabine, fazer um deep cleaning nas paredes do banheiro.... e assim seguia, toda semana tínhamos alguma coisa diferente pra limpar.... e tinha um prazo também para que isso fosse feito.

Toda semana o Assistant Housekeeping do seu setor fará inspeçoes surpresas na sua seção para verificar se a limpeza da cabine, o routine cleaning e principalmente o sanitation estão sendo seguidos. As inspeções ocorriam tanto de manha quanto a noite. Só que à noite ao invés de verificar o sanitation, era verificado se o turn down estava sendo feito corretamente, além é claro da limpeza e organização.

Todas as noites retornávamos as cabines e durante o período das 18h30 às 22h00 (eventualmente o horário era alterado de acordo com a temporada) devíamos preparar a cabine para o hospede dormir. Era o turn down, onde arrumávamos as camas (fazendo uma decoração pré estabelecida pela empresa de acordo com o dia da semana), colocávamos gelo, toalhas limpas, conferíamos e repúnhamos algum item do minibar que o guest tinha consumido, enfim efetuávamos uma limpeza mais básica e rápida do que a que fazíamos durante o dia. Até porque o tempo era limitado, e alguns hóspedes após o jantar já retornavam para dormir, principalmente os alemães, que têm o costume de acordar e dormir muuuuito cedo.
Os jantares no navio são divididos em dois turnos, e já no dia de embarque sabemos qual o horário que nossos hospedes jantam, com isso já sabemos em quais cabines iniciar a limpeza durante o turn down.

Alem de tudo isso, temos que distribuir jornais nas cabines por volta do horário do almoço, e à noite colocamos o Today (jornal interno com a programação do dia seguinte no navio, e informações diversas para o hóspede como horário de chegada e saída dos portos, previsão do tempo, informações sobre o local a ser visitado..), e sempre que tinha algum comunicado de ultima hora, flyers, enfim, o cabin steward é a pessoa responsável por distribuir o material para seus hóspedes, não esquecendo de colocar o material no idioma correto.
Os embarques aconteciam em Veneza e Ancona. Em Venez, antes de iniciar o turn down, tinhamos que ir até o room service, pegar as bandejas de frutas para nossos hóspedes costa clubs e colocar as frutas nas cabines. E em Ancona a mesma coisa, pegávamos as frutas para os costa clubs que tinha embarcado no dia, além de pegar os baldes de champagne para os hóspedes que tinham direito a receber.
Todos associados ao Costa club tinham direito a receber uma prato com frutas no dia do embarque. Já o champagne dependia da categoria que o guest estava. As categorias sao aquamarine, coral, pearl e gold pearl. O único que nao recebia o champagne era o aquamarine.
E no dia de gala também eram distribuidas frutas para eles e um chocolate para cada hóspede na cabine.
Fora a limpeza das cabines, o cabin steward também é responsável por limpar e manter organizados o locker, a ice pantry, os trolleys e o aspirador. Toda semana havia inspeçoes para verificar se estava tudo em ordem. Eventualmente a própria Housekeeper Manager fazia as inspeçoes, inclusive nas cabines. Mas isso eu detalho em um outro post...rs... este ficou grande demais...

13 comentários:

  1. Adorei o modo simples e claro q vc explicou, achei interessante a função, brigadinhu!

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  2. MEU PAI DO CÉUUUUUU!!! Fiquei com preguiça só de ver quantas atribuições!!! Eu não aguentaria não, não arrumo nem meu quarto rsrsrs

    Olha que bom que vc está de volta. Tinha até desistido de vir aqui qdo vc escreveu o último post "4 meses a bordo" e me perguntava se estava tudo ok!!

    Mas que bom que vc está de volta!! Parabéns pela vitória!!

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  3. Acompanhei a epoca do seu embarque e fico muito feliz de saber que você conseguiu!.. Confesso que sabia grande parte das funções, mas pelo modo como você descreveu, parece q um pouco mais pesado do que eu imaginava!
    Tenho certeza que foi uma experiencia e tanto! Parabens pela sua perseverança!beijos,

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  4. Obrigada Sheilaaaaaa
    Realmente é bem puxado.... mas tudo vai do seu objetivo...Se vale ou nao a pena passar por tudo isso...
    Pra mim valeu e muuuito....com certeza voltarei pra vida a borda em breve!!

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  5. Olá!
    Fui convocada para ser cabin steward e uma coisa me preocupou... é verdade q com esse tipo de trabalho raramente se consegue descer em algum porto!?!? pois estou lendo q qdo o navio atraca é exatamtente o horário que as cabin stewardness mais tem trabalho a fazer.
    Desculpa a indiscrição, mas... o din din é bom!?!?
    Obrigadíssimo pela ajuda! :D

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  6. É por isso que eu viajo com a costa, por que o pessoal de lá é dedicado! Parabéns!

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  7. Amanda. Tive a sorte e o privilégio de ter voce como minha camareira na viagem transatlantica que fiz no Costa Vitoria em março 2010. Eu e minha mãe..( d.mamãe..lembra da senhora Marciano e senhora Barbosa ?) Pois é...sou eu. Foram dias muito lindos e ainda guardo na lembrança o seu sorriso todos os momentos em que nos encontravamos. Em fevereiro proximo, eu e dona mamãe, agora com 93 anos, faremos um novo cruzeiro, so que a bordodo Gran Holliday e quem sabe nos encontramos por esse mundão a fora...beijinhos Fatima

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  8. Oi Amanda, seu post me ajudou muito, estou aplicando para ser cabin stewardess, mas ainda tenho uma entrevista com a Denise da Costa, vc tem alguma dica pra me passar, ajudaria muito.
    Obrigada!!

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  9. Oi Fatima tudo bem ??? Claro que me lembro de vcs!!! Poxa desculpe pela ausencia.. mas houveram alguns contratempos neste meu ultimo contrato e nao atualizei muito o blog..rs... Mas e a Sra Marciano como está? E a viagem?? Espero que tenha ocorrido tudo bem. Bom agora estou trabalhando na Royal Caribbean, vcs poderiam planejar pra viajar nesta Cia na proxima vez.... que tal??? bjinhos

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  10. Oi Pr! tudo bem?
    Bom nao sei se vc já participou da entrevista, mas de repente este post pode te ajudar. Sucesso!
    http://amandaemaltomar.blogspot.com/2009/08/minha-experiencia-no-recrutamento.html

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  11. Ola, nao tenho ingles somente o espanhol intermediario eu consigo?

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  12. @Fran Oliveira.
    Olá tudo bem? Depois de quase 3 anos trabalhando em navios percebo que a exigência do conhecimento em inglês nao é tao verdadeiramente necessário como os recrutadores de várias empresas dizem ser. Obviamente depende do cargo pretendido, mas em geral nao é tao necessário, principalmente pra trabalhar em navios que operam na temporada brasileira.
    Pra te dar mais segurança tente Ibero, que é Cia espanhola ou até mesmo a Costa, pois conheço muitas... e sim digo MUITAS pessoas que trabalharam nestas empresas sem inglês e falandoPORTUNHOL.
    Pela necessidade de contratar brasileiros na temporada brasileira atingindo a cota minima exigida pelo governo brasileiro, as Cias acabam selecionando funcionarios até mesmo sem experiência profissional. Digo isso pq trabalhei na Costa, por exemplo, com colegas de trabalho que estavam tento sua primeira experiência profissional. Principalmente agora que tem um monte de tripulante experiente migrando para Cias melhores como Royal, Princess.... Entao essas Cias italianas e espanholas acabam contratando pessoas com menor qualificaçao e menos exigencia no conhecimento de outro idioma.
    Boa sorte.

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