quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma breve orientaçao aos novos tripulantes....

A cada ano que passa mais e mais pessoas se interessam por trabalhar em navios de cruzeiro. Muita gente entra no ramo e faz carreira, outros entram somente por um período pra alcançar um objetivo em terra e ponto! Outros entram cheiooooos de ilusoes achando que vida a bordo é pura curtiçao, dinheiro(ganhando em dólar ou euro), viagens e bla bla bla.... Se este último exemplo for o seu caso... ATENÇAO: vc é um forte candidato a pedir demissao nas primeiras semanas.

Entre outros milhoes de objetivos .... cada um tem o seu!! E cabe a você verificar se todo o sacrificio, mudança brusca de rotina, falta de privacidade... etc... irá valer a pena!!

Bom muuuuuita gente pergunta : por onde começar???? Hummmm.... ok-.....nao precisa seguir exatamente a mesma ordem do que escrevo... apenas serve de base...

-Afie seu inglês, espanhol, italiano... whatever.. o suficiente pelo menos pra pleitear uma vaga no cargo que vc deseja.

-Faça um belo currículo em inglês. Evite erros, excessos e principalmente mentir, se vc nao tem uma qualificaçao específica e que é exigida pro cargo. Busque, aprenda, domine..... e só entao coloque no seu CV. Você pode ser eliminado nesta primeira etapa, sem ao menos ter a chance de convencer o entrevistador pessoalmente. Portanto ... fique atento!!

-Pesquise com ex- tripulantes e tripulantes de diferentes Cias pra verificar com qual vc se identifica mais, qual esta mais diretamente ligada aos seus objetivos.....

-Envie seus currículo pra uma agencia de recrutamento ou diretamente pra empresa que deseja trabalhar. No meu caso eu enviei um currículo para o Douglas da Royal que tem um escritório aqui em São Paulo. Não precisei com isso pagar algumas taxas de agenciamento e bla bla bla que as agencias em geral pedem. Pra se candidatar a Royal vcs podem dar uma olhadinha no site carreiraabordo.com e lá tem o email do Douglas.

-Se o recrutador aprovar seu CV você será convidado pra uma entrevista pessoalmente ou em alguns casos, até fazem por skype. Eu já fiz pelos dois métodos. E é nessa hora que você terá que provar que é um candidato adequado ao perfil que eles estão procurando. Venda seu peixe!!.....

Enfim... dependendo do cargo e da Cia vc poderá participar de mais de uma entrevista... Algumas vezes com a agencia, e depois com a empresa... De qualquer forma, depois que vc tem o APROVADO!! Aí sim começa a correria.... STCW, exames médicos, visto se for o caso, arrumar mala... ufa.. é muita coisa mesmo...

Outras dúvidas......

Preciso falar inglês fluente???

Quase todas as agências dizem que sim!! Mas na prática não é exatamente assim. Depende muito do cargo e da Cia que está pleiteando. Quando trabalhei na Costa me exigiram ter inglês no mínimo intermediário. Tudo bem, me esforcei, estudei... e passei. Mas trabalhando por lá conheci muuuuuuitos brasileiros que mal falavam português... E em reuniões... pelos corredores ouvia-se muito italiano.
Na Pullmantur e Ibero tenho colegas que trabalharam lá e só tinha domínio de Espanhol e básico em inglês....
Enfim.... Se for Cia americana... aí sim... se tu não falar inglês terá muuuuuita dificuldade la dentro. Porque treinamentos, reuniões, comunicação com seus superiores... é TUDO EM INGLES.... aí sua vida ficará bem difícil.

Preciso fazer faculdade ou algum curso técnico?

Tirando alguns cargos específicos, como médico, enfermeira...etc.... não. Em geral nos cargos da área hoteleira no navio você precisará ter experiência na área e nível de idioma adequado a função que ira desempenhar. Mas um fato curioso é: Nos navios que trabalhei boa parte dos tripulantes brasileiros, incluindo EU, possuem nível universitário completo!! Alguns trancaram a faculdade e outros têm até pós graduação, mas este não é um requisito!!

Não sei nadar ... terei problemas???

Aiaiaiaiaiaiaiai... caraaaaaa.... e o engraçado é que me mandaram esta pergunta... dizendo que já leu TODO o blog e não achou uma informação sobre isso.. Será mesmo??? Pois eu coloquei no blog minha experiencia, que até então não sabia nadar... isso mesmo NÃO SABIA...(passado)... E mesmo assim fiz o STCW, pulei do trampolim.. e tals... A questão é vc fará tudo isso de colete salva vidas, não terá perigo nenhum. E no dia a dia na vida a bordo, vc trabalhará DENTRO do navio...rsrs... não precisará saber nadar pra isso, apenas saber desempenhar as funções do seu cargo..
Quando você não sabe nadar e trabalha em navio, saberá mais do que ninguém quais são as rotas de fuga, onde estao os botes, coletes salva vidas... Enfim, esta é a primeira coisa que a gente quer saber a bordo...rs.

Boa sorte e nos vemos pelos Portos deste mundaooooo.....

4 comentários:

  1. Oi Amanda, quero muito trabalhar em navio, sei que nao vai ser nada facil, mas vou ir ate o fim para realizar meus objetivos. Adorei seu blg e continue escrevendo bjussssss

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte anonimo!!! E que tenha um excelente contrato

    ResponderExcluir
  3. Amanda, um fato estranho, eu fiz entrevistas por tds as agencias e Cias, não passei. Falo inglês, espanhol e italiano fluente. Tenho curso e experiencia de bartender/Bar Waitress pra função que ia aplicar no navio, porém a maioria das Cias me disseram que eu não tinha perfil, pois eu não tinha curso de hotelaria. Fiquei mega decepcionada, tentei mais 10x e recebi a resposta q me fez desistir de vez de ir trabalhar a bordo: Você não te perfil em trabalhar a bordo. Meu caso é o primeiro? Não entendo, tem gente que fez entrevista comigo, mal sabia falar o 'Hi' e passou. Me dá um help, onde eu posso ter errado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Cris... super estranho o seu fato. Pois como eu ja disse em algum post, varios tripulantes entram no navio sem experiencia ou com o ingles mega fraco. O fato de ter curso em hotelaria nao tem nada a ver, pq quando trabalhei na costa tinham pessoas com curso de direito, letras, matematica... tipo ... nada a ver com o serviço no navio.. mas estavam lá. Nao sei se vc jah entrou em alguma Cia, mas tenta a Royal já que seu ingles é fluente te ajudará muito. Tenta nao ir por agencia... Boa sorte

    ResponderExcluir