quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Informações sobre o STCW


Este curso atualmente está sendo obrigatório para os brasileiros que vão trabalhar na maioria das Cias (Royal, Costa, Pullmantur...) Antes a Royal ministrava este curso a bordo e sem nenhum custo para o tripulante.

São Poucas as empresas autorizadas a ministrar este curso. Tem a Zorovich & Maranhão em São Paulo, a Rio Ship no Rio de Janeiro, e Seaman em Curitiba. No final (na verdade após 30 dias mais ou menos) nós recebemos um Certificado bilíngüe emitido pela Marinha do Brasil.

A Zorovich ministra o curso em Santos, e eventualmente eles vão para outras cidades e/ou estados, de acordo com a procura e agenda deles, mas cobrando um pouco a mais por isso. Como eu fiz em São Paulo (capital) custou R$690,00 à vista e R$720,00 em duas vezes (preço em maio/2009). O curso geralmente dura 5 dias, mas em São Paulo eles fizeram em 4, tornando o curso mais intensivo. A carga horária total são 30 horas.

A parte teórica do curso é dividida em 4:

-Segurança pessoal e responsabilidade social;
-Prevenção e combate a incêndio;
-Primeiros socorros elementares;
-Técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência.

E a parte prática é dividida em 2:

-Combate a incêndio
Super dinâmico, apaga-se alguns focos de incêndio com extintores de água, pó químico, CO² e mangueira, sendo tudo em equipe. E esta mesma equipe entra numa casa de fumaça, cujo objetivo é entrar num local totalmente escuro, com muita fumaça e alguns obstáculos como labirinto, escadas, e sair por uma outra porta e todos juntos, ninguém da equipe pode ficar pra trás.
Se eu não me engano esta fumaça é de folhas de eucalipto, não é prejudicial à saúde, mas gera muito desconforto para quem tenta respirar ou abrir os olhos lá dentro. A dica é ir com os olhos fechados, no começo é estranho, mas se você abrí-los só vai enxergar fumaça e ainda vai irritar os olhos.

-Sobrevivência no mar
Esta era a parte que eu mais temia (rs), pois não sei nadar e nunca me imaginei pulando de um trampolim.
Todos são obrigados a usar um colete salva-vidas, indiferentemente de saber nadar ou não (pois é uma simulação de como se deve agir numa situação real de emergência em um navio).
Seguindo as orientações do professor tem-se que: pular de um trampolim de 3 metros de altura, nadar 15 metros, subir na balsa, sair da balsa e ficar boiando por 10 minutos.

Para ver mais fotos deste treinamento prático acesse os 2 posts sobre STCW no mês de agosto.
Contatos:
Zorovich & Maranhão
Rio ship
Seaman










4 comentários:

  1. gostaria de saber ond aki em são paulo capital posso fazer esse curso?
    meu e-mail e paolaquio@gmail.com

    obrigada paola

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fiz o STCW foi aki em Sao Paulo, capital pela propria Zorovich. Eles subiram a serra pra ministrar o curso la na 9 de julho, pq teve uma grande procura. Ligue lá e pergunte quando eles terao turma em Sao Paulo, digo, se vc já nao fez o curso neh..rs..

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda,

    valeu pelo post!!! fui selecionado para trabalhar e tenho k fazer o STCW. Agora estou em panico, pois assim como vc não tenho habiklidades para nadar bem. Estou super nervoso. como foi a parte de nadar 15 metros?

    ResponderExcluir
  4. vai na fé.... e com colete salva vidas... heheh

    ResponderExcluir