segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lista de viagem


Este será meu primeiro embarque e como todo marinheiro de 1ª viagem eu tenho milhares de dúvidas. Por isso pedi dicas para tripulantes ex-tripulantes, e uma das melhores dicas foi fazer um check list de viagem com o que se deve providenciar para a viagem.

Isso é algo pessoal, que vai variar MUITO de pessoa para pessoa. Com ela você terá uma base do que falta comprar, eliminar excessos, pesquisar o preço de itens a serem comprados etc.

As cabines de tripulantes são minúsculas, por isso tente se policiar na hora de fazer a mala porque o espaço será dividido entre você e no mínimo mais uma pessoa. Há cabines que têm um espaço embaixo da beliche suficiente para duas malas grandes, uma sua e outra da sua cabinmate. Mas outras nem têm este espaço, neste caso é recomendável levar aquelas malas dobráveis com rodinhas.

Ah, lembre-se que quando viajamos para o exterior sempre compramos lembrancinhas, roupas, eletronicos....por isso não leve muitas roupas, porque é grande a chance de você voltar com a mala cheia. Aliás, muitos tripulantes disseram gastar dinheiro comprando mais uma mala, então até vale já levar uma dobrável e vazia no fundo da mala para economizar.

Roupas de cama, travesseiro e toalha são fornecidos pela Companhia, mas alguns tripulantes me disseram que eles levaram suas próprias toalhas e a lavavam junto com suas roupas pessoais. Usando os itens da Cia, toda semana você tem o seu enxoval trocado, mas se você levar sua própria toalha ou outro item, é sua a responsabilidade pela lavagem do mesmo.

Leve cadeados para trancar o seu armário e gavetas, pois você nunca conhece completamente quem é o seu cabinmate, e além disso existem outros funcionários que são autorizados a entrar na cabine.

Lembre-se que é possível comprar itens de higiene pessoal e outros nos Portos, por isso leve o suficiente para utilizar nos primeiros 20 dias, já que provavelmene você não terá tempo de descer do navio devido aos treinamentos que têm no início, e a sua adaptação a rotina do trabalho e horários.

E o tipo de roupa que você deve levar varia de acordo com o roteiro que o navio irá fazer. Tem navio que vai pro Alasca, outros para o Caribe, por isso verifique o roteiro para não ser pego desprevenido. Não se esqueça que a maior parte do tempo você estará de uniforme, e precisará de roupas pessoais quando descer nos Portos, ir no crew bar ou visitar colegas em outras cabines. Aliás até para ir no crew bar você poderá ir de uniforme.....

Não exagere nos itens roupas, primeiro porque você está indo a trabalho, e também não há tanto espaço na cabine para estocar seus pertences.

Abaixo vou colocar parte do meu check list, os itens principais... Ele foi elaborado com a colaboração de colegas que já trabalharam como cabin stewardess pela Costa (já que é nesta função que eu vou), e por tripulantes de outras áreas e Cias também.

-varalzinho de roupa íntima
-despertador
-palmilha de silicone
-sapato preto confortável e anti derrapante para o trabalho
-meias kendal
-meia-calça preta fio 40 ou mais (levar várias)
-meia-calça cor da pele fio 40 ou mais (levar várias)
-maquiagem completa
-prendedores de cabelo, tic tac, presilhas
-guarda-chuva
-xampú, condicionador, creme dental, escova de dente, fio dental, desodorante...
-... e a lista continua, mas cada um completa de acordo com sua necessidade


Um comentário:

  1. Mais uma vez Parabéns pelo blog!!!rsrs

    Bastante interessante este tópico!!!
    Muitas pessoas ficam em dúvida com o que levar!!!

    Legal!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir